Gustavo Yokota | MUVIN
Tênis De Mesa

Gustavo Yokota

Nome Completo: Gustavo Kenzo Yokota

Idade: 21 anos

Altura: 2 cm

Peso: 72 kg

Natural de: São Bernardo do Campo - SP

Reside em: Santo André - SP

Biografia

O mesatenista Gustavo Yokota possui 21 anos e já pratica o tênis de mesa a mais de 10. Sua história com essa modalidade começou como forma de lazer, através de seu irmão, que lhe apresentou o esporte.

Depois de sofrer um pequeno acidente aos 12 anos jogando futebol, Gustavo teve que ficar de repouso e engessado por algum tempo e achou que o tênis de mesa seria uma boa forma de distração. "Quando finalmente tirei o gesso, já estava apaixonado pelo tênis de mesa, então decidi que não retornaria ao futebol", conta Gustavo.

Durante os anos de 2012 até 2016, o estudante fez parte da seleção brasileira infantil e juvenil de tênis de mesa, o que lhe proporcionou grandes experiências, medalhas e os melhores momentos dentro do esporte. "Tive a oportunidade de conhecer o mundo para disputar torneios, sempre na companhia de meus melhores amigos, que coincidentemente, eram meus parceiros de equipe. Foi uma experiência inesquecível", relata ele.

Nesse período, o mesatenista viajou o mundo para participar de disputas como o sul-americano de tênis de mesa, latino americano, Pro Tours e campeonatos mundiais. Com essas competições, foram contadas inúmeras vitórias, como o título de bicampeão sul-americano individual em 2013 e 2016, vice-campeão latino americano individual em 2015, tricampeão Brasileiro individual nos anos de 2012, 2016 e 2017.

Gustavo também conquistou o 10° lugar no Mundial Infantil da Áustria em 2013 e participou do Mundial Juvenil na França em 2015. Em 2018, Gustavo estagiou durante cinco meses na Alemanha, onde também disputou a Liga Profissional Alemã e o Pro Tour da Croácia e Eslovênia, obtendo algumas vitórias.

O jovem considera o sul-americano juvenil de 2016, realizado no Paraguai, como o título mais importante de sua carreira, pois com essa competição ele alcançou a classificação para o Panamericano no Canadá.

No entanto, a sua experiência mais memorável foi em 2017, quando participou do Mundial Universitário em Taiwan, no qual conseguiu finalizar a competição entre os 16 melhores do mundo e se tornou o atleta brasileiro com a melhor colocação nesta categoria. "A estrutura era sensacional, com vila olímpica e cerimônia de abertura, além do alto nível técnico, pois muitos ídolos que eu acompanhava apenas pela internet estavam competindo lado a lado comigo", conta.

Buscando alcançar uma vaga na seleção principal brasileira adulta, Gustavo divide seu tempo entre estudar, preparação física e treinos na mesa, entre quatro à cinco vezes na semana, no período de cinco horas diárias. "É uma meta ousada, visto que apenas os cinco melhores do país fazem parte da equipe, mas não pretendo desistir desse sonho tão cedo. No início de 2019, consegui chegar na 10ª colocação, e pretendo trabalhar duro para ir melhorando minhas marcas aos poucos’’, declara.

O mesatenista possui um canal no Youtube em conjunto com a sua equipe de treino que possui 50 mil inscritos, com conteúdo totalmente voltado para o esporte, em especial, o tênis de mesa. "O que eu mais gosto no tênis de mesa, é que não existem restrições. É um esporte que recebe a todos e todas de portas abertas, independente da altura, peso, idade, etnia, crenças, etc [...] Quem começa a praticar por hobby, estará em um ambiente inclusivo e amigável com todos os tipos de pessoas interagindo juntas, motivadas pela mesma paixão", afirma Gustavo.

Histórico Esportivo

Resultado Campeonato Data de Início Data de Término Local Categoria
Campeonato Brasileiro 27/11/2018 02/12/2018 SC Duplas - Adulto masculino
Campeonato Brasileiro 27/11/2018 02/12/2018 SC Dupla masculina
Copa Brasil 02/08/2018 05/08/2018 MT Adulto masculino
Copa Brasil 02/08/2018 05/08/2018 MT Rating A

Time Pro Atleta